Você já reparou que a grande maioria das pessoas vive às voltas com a culpa? Culpa por não dar a atenção devida ao amigo. Culpa por não acolher tal pessoa. Culpa por ter (ou não) tomado tal atitude… Os motivos variam, mas lá está a culpa sempre nos atormentando.Pois eu digo que a paz interior só será conquistada se você ouvir a própria alma e der espaço para o bom-senso. A culpa, minha gente, assim como a tristeza, a angústia, a pena e todas as sensações ruins, são puro sentimentalismo.A sociedade nos obriga a sermos bonzinhos, e sofremos com essa imposição. A culpa traz dor e desconforto. Significa que estamos agindo inadequadamente, dando uma farta atenção às cobranças infundadas que são feitas nas nossas vidas. “Você tem que ser assim, você tem que fazer assado”, nos dizem.Por exemplo: temos que fazer algo pelo outro porque ele é coitadinho. A ameba do “tem que” aparece e diz que você “tem que ajudar’. Ela pressiona, traz a culpa e você acaba cedendo. Veja bem: culpa nada tem a ver com a sua vontade, que é genuína e vem da alma.Quando a gente dá ouvidos a essas amebas perdemos o entusiasmo, bloqueando nossos caminhos. Ora, dê uma basta nisso. Lembre-se: você não é obrigada a fazer nada que sua alma não queira de fato.Você notará um alívio ao ficar em sintonia com sua alma. Não importa o que dizem a seu respeito. Você está bem consigo mesma. Com o tempo, sentirá ainda mais coragem pra ser autêntica com as pessoas. Pare de pedir desculpas e assuma-se. O respeito por si mesma fará você aperfeiçoar suas habilidades sem sofrer.Agora você pode perguntar: como ficar do lado da minha alma? Simplesmente sendo você mesma! Confie no próprio taco, não faça tipos para agradar ninguém, faça só o que gosta. Quem não está bem consigo mesmo, não vai pra frente. Quem está, se realiza.Meu recado é: ouça a voz que vem do seu coração. Não subestime sua intuição. O desafio é administrar a nossa alma de um lado e, do outro, tudo o que se aprendeu e as cobranças. Imponha-se! Assim, você encontrará a paz e se libertará das falsas culpas
OI AMORES.
ResponderExcluirAinda setindo uma pouco de dor. Mas as poucos vou melhorando.
o melhor caminho é relaxar e jogar essa sua questão nas mãos da luz. Infinita, ela proporcionará uma solução. Basta confiar na luz e sua vida com certeza fluirá.
Boa noite! Sou um pouquinho difícil para entender textos, leio e releio para entender, coisa de pessoas disléxicas, por isso se estiver comentando algo que derre pente ñ condiz com o que foi escrito me desculpa os leitores. Mas infeliz mente ou felizmente ñ sei discordo desse Luiz Gasparetto.
ResponderExcluirA culpa é uma tristeza por ter cometido algum erro que ñ deveria. Na verdade o ser humano é imperfeito.
Ele erra e não deveria se culpar. A vida não é controlável o ser humano pode errar, o que não devemos é permanecer no erro.Ajudar um amigo não é erro. Todos os exemplos que ele cita, pra mim é falta de amor ao próximo . A parti do momento que a pessoa sente culpa, ou remorso é porque ela não fez porque não quis e poderia ter feito, como por exemplo, ajudar um amigo, ter acolhido uma pessoa etc, se ela não fez foi egoísta.E quando ajudamos um amigo é tão bom,Isso se chama sentimentos amor ao próximo. O amor nos faz prestativo.Se não tiver amor de nada adiantaria.
Melhoras pra vc, boa semana e paz pra todos nós!
Oi, Amiga
ResponderExcluirRealmente o sentimento de culpa é horrivel.....
Fique na Paz de Deus!
Beijos.
Bom dia Brisa Suave
ResponderExcluirParabéns pelo maravilhoso texto....
Excelente semana..
Beijos
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Olá querida, espero que esteja bem! Paz e luz!
ResponderExcluirBelo texto, bom p/ refletirmos, obrigada por compartilhar!
Bjs, feliz semana, fique com Deus ♥
Sinto profundamente a perda, que tanto te abalou.
ResponderExcluirNão irás ter nenhum sentimento de culpa porque a culpa não existe em si mesma, a não ser por maldade deliberada.
De qualquer modo, a culpa é o peso da consciência a reprovar as nossas acções e ou procedimentos.
"Os Amigos são anjos que nos carregam quando as nossas asas estão quebradas". Eis-me aqui.
Beijos
SOL
Oi amiga! Melhorou das dores? Amiga eu não tenho este aplicativo no celular.O meu é simples.
ResponderExcluirSentir culpa é quando a nossa consciência fala mais alto. A culpa depende do que foi feito, se for o mal, não está isento de culpa.Quem nunca cometeu um pecado, atire a primeira pedra.
Fique bem amiga.Saudades
Beijos
Melhoras, se cuide Brisa...Belo texto e nada de ficar se sentindo culpada (o)
ResponderExcluirBjs
Menina como vc esta melhorou?
ResponderExcluirEspero que sim amiga.
Hoje vim aqui te parabenizar pelo dia do blogueiro.
Parabéns pra vc, parabéns pra nós amiga!
Bjsss
Como gostei de ler sua mensagem , precisamos estar de bem conosco , pra
ResponderExcluirque nossa vida flua , e não deixar que ditem as regras pra nós, sabemos o que
é certo e errado , o passo pra felicidade é sentir-se bem sem deixar-se ser manipulado.
beijinhos.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
A culpa incomoda e sempre traz o medo. É preciso ter coragem de mudar. Beijo!
ResponderExcluirOi, querida Ana!
ResponderExcluirAgradeço sua visita e gracioso comentário.
Espero, também, que essa "sua" dor na coluna, passe rápido, porque dor, em qualquer lugar de nosso corpo, custa, sempre.
Quanto ao texto postado, ele é, um pouco controverso, embora eu entenda, parcialmente a perspetiva do seu autor. Por vezes, culpamo-nos, sem sermos culpadas, e outras vezes, somos mesmo culpadas. Então, aí, é bom refletir, e não voltar a errar.
Boa semana.
Beijos da Luz, com carinho.
Ana,
ResponderExcluirGosto muito, muito, da primeira imagem de seu blogue, logo a seguir a seu perfil.
QUE ASSIM SEJA!
Beijos.
Minha querida
ResponderExcluirUm texto muito verdadeiro. Por vezes a culpa não deixa que aproveitemos a vida em plenitude.
Espero que esteja melhorando e deixo o meu beijinho com carinho.
Sonhadora
Olá Ana,
ResponderExcluirO texto convida a uma boa reflexão.
Somos humanos e, portanto, passíveis de equívocos, erros e sentimentos negativos. A culpa não aproveita a ninguém e apenas atrasa a evolução e amargura a vida daquele que a alimenta. As considerações e julgamentos alheios não importam, mas, sim, o que dita a nossa consciência. Se sentimos que erramos, falhamos ou estamos a dever em alguma situação, vale tentar corrigir, se possível, ou procurar acertar doravante, perdoando-nos. Perdoar-nos é demonstração de amor e respeito por nós mesmos e nos liberta desse sentimento tão prejudicial ao nosso corpo e mente.
Melhoras para você. Cuide-se.
Ótimos dias.
Beijo.
Olá, Boa noite, Ana
ResponderExcluir...culpa vem sempre de “mãos dadas” com insegurança e sentimento de incompetência..Claro que, quando erramos, temos que nos desculpar. Ser humilde e reconhecer os próprios erros. Agora, toda vez que sentirmos culpado por não ter sido 'perfeito', por ter 'errado', por ter 'falhado' para o outro, estamos vivendo o que se chama de culpa imaginária,só na nossa imaginação... é necessário, permitir ser simplesmente quem somos, e aceitar que isso inclui alguns erros como parte de aprendizados para nossa evolução...
Bela escolha para reflexão
Melhoras, cuide se bem,fique bem! Deus te abençoe!
Obrigado pelo carinho, bela noite, bela semana,beijos!
É verdade tudo que li aqui, quase estamos sempre nos culpando de alguma coisa.
ResponderExcluirQuase sempre esquecemos que Jesus levou sobre si todas as nossas culpas. Então é preciso
confessa-las e deixar em suas mãos. Vm nos sentir mais leve. Desejo que vc se recupere logo.
Dor na coluna é insuportável. Tenha uma boa noite. bjsss
Bom dia, querida Ana
ResponderExcluirLamento, de coração, que seu estado de saúde não seja muito bom. A seguir ao grande desgosto que sofreu... vem essa dor na coluna para fazer sofrer ainda mais.
A vida por vezes tem fases pouco boas. Temos que ter paciência e fé em que tudo volte ao normal.
Este texto merece uma grande reflexão.
Eu penso que o estilo de vida acelerado que se tem presentemente contribui muito para que tenhamos a sensação de que deixamos as coisas pela metade. Daí... a sensação de culpa...muitas vezes infundada.
Que sua semana seja cheia de Luz, e que as melhoras venham rapidinho -:)
Beijinhos
Oi amiga, bom dia!
ResponderExcluirEu também tive que me ausentar um pouquinho e quando voltei ainda encontrei meu blog com problema p/comentar.
Afff!
Pelo que eu tenho visto por aí o problema é do Blogger...
Parabéns pelo post!
Bjssssssss querida e uma semana abençoada p/vcs
Querida Brisa: espero que te estejas a sentir melhor. Obrigada pelo teu carinho de sempre.
ResponderExcluirGostei muito do texto: inspirador,pois quem nunca sentiu esse sentimento de culpa que aparece sem que ninguém dê conta??
Bjn, amiga e votos de uma excelente semana
Márcia
O sentimento de culpa não corrige nenhum equívoco, apenas nos afunda numa depressão imensa...até que entendamos que a vida é feita para que erremos e possamos nos corrigir e aprender, a culpa só irá nos retardar na correção e no aprendizado. No lugar do sentimento de culpa, devemos colocar a vontade para mudar nossas atitudes e agir em consonância com a nossa consciência, sabendo que errar é humano.
ResponderExcluirGhost e Bindi
Oi Ana,
ResponderExcluirMelhoras pra vc, dor na coluna é horrível,
mas vc vai ficar boa logo.
Não podemos permitir que o sentimento de culpa se instale em nós,
porque ele nos corrói.
Boa semana, bjs!
Obrigada , amiga
ResponderExcluirA Amizade é um beijo que sopra paz n'alma
da gente.
E vc é essa amizade linda
Bjs,
Olá Ana!
ResponderExcluirPois é, vivemos rodeados de imposições e constrangimentos, e muitas vezes as acções que deveriam ser livres e de acordo com a nossa consciência derivam da pressão que a sociedade ou os que estão próximos exercem sobre nós.
Há que tomar coragem e agir sempre de acordo com os nossos princípios independentemente da opinião dos outros. Sem sentimento de culpa.
Espero que já esteja a sentir-se bem melhor, Ana!
xx
Olá, amiga Ana. Quero agradecer e desejar uma boa noite e semana para vc!! O texto nos fáz refletir. Que possamos aprender a viver melhor, sendo realmente o que somos. Sem culpa! Obrigada amiga por nos presentear sempre com linda e sábia mensagem. Desejo melhoras e tenho certeza que é forte para vencer essas dificuldades que a vida nos apresenta! Ando ausente por esse motivo também. Más como vc confio que passará. Bjos Ana e muita paz no seu coração! Feliz por ter vc por lá.
ResponderExcluirAna, viver sem culpa é viver em paz consigo e com os outros... É um aprendizado e vale a pena buscá-lo... Encontrei em Deus a verdadeira liberdade de ser e amar! Ser sem culpas e sem medo de ser feliz!!
ResponderExcluirObrigada pelo carinho por lá... Beijos
Boa tarde,
ResponderExcluirA culpa é aliviada com é reconhecida e corrigida humildemente, texto maravilhoso.
Abraço
ag
Oi Ana bom dia!
ResponderExcluirVim aqui para deixar um bjão suave como a brisa pra vc.
♥.
OI ANA!
ResponderExcluirEM ALGUNS PONTOS CONCORDO COM O TEXTO, COMO, O FATO DE NÃO PERMITIRMOS QUE OUTROS NOS DIGAM O QUE É CERTO OU ERRADO EM NOSSAS ATITUDES, MAS, DISCORDO, NA MEDIDA DESTE ENDURECIMENTO, COMO NÃO AJUDAR AO PRÓXIMO E VIVER SEM SE CULPAR SE PODEMOS, FAZÊ-LO?
NÃO CONCORDO, A MINHA ALMA AO MENOS, FICA MUITO EM SINTONIA COMIGO, QUANDO CONSIGO PRESTAR ALGUMA AJUDA A ALGUÉM POR MAIS SIMPLES QUE SEJA E ACHO QUE ASSIM DEVE SER.
ABRÇS AMIGA E FICA COM DEUS.
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Minha querida
ResponderExcluirPassando para deixar um beijinho e agradecer a visita carinhosa.
Bom fim de semana
Um beijinho com carinho
Sonhadora
Olá Ana.
ResponderExcluirCom certeza quando a erro,devemos ter a sabedoria de pedir desculpa,mas manter a mente em ser perfeito é algo que só traz culpa e infelicidade.
Todos nós somos seres imperfeitos no caminho da evolução.
Devemos viver sem culpa e com Deus no coração.
Um lindo final de semana.
Beijos.
Olá Ana, o texto nos convida a refletir, não concordo com alguns pontos, mas acredito que a vida é para ser vivida em plenitude, sem culpas e sem medos, com simplicidade e autenticidade! Somos o que somos, na ânsia de chegarmos um dia a perfeição relativa... Por enquanto, vamos caminhando... Um feliz final de semana...abraços...
ResponderExcluirღღ¸╭•⊰✿¸.•*ღ ღ¸╭•⊰✿¸.•* ღ¸╭•⊰✿¸.•*ღ ღ¸╭•⊰✿
ResponderExcluir“Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.”
― Cora Coralina...
Com essa frase tão bonita deixo meu abraço de bom final de semana
elogiando mais uma vez seu belo post, tenha um bom domingo
___________Rita!!!!
Há quem se culpe em excesso, mas há muitas mais pessoas que nunca se culpam de nada.
ResponderExcluirUm magnífico texto, bom para reflectirmos os nossos comportamentos.
Querida amiga, tem um bom resto de domingo e uma boa semana.
Beijos.
A culpa, ou o temor dela, não são um sentimento edifficante. Ela está (des)ligada da seriedade da avaliação pessoal do próprio carácter. Seguramente, sabemos, temos culpas de muitas acções, mas ter consciência do seu erro é sinal de lizura e hombridade.
ResponderExcluirCulpar os outros dos nossos erros, é aberrante e determina um mau carácter.
Beijos
SOL
Olá, Ana. Boa noite! Venho desejar uma ´ótima semana. Que tudo esteja bem! Querida amiga que seus dias seja de saúde e muita paz. Meu carinho sempre! Bjos.
ResponderExcluirOlá Brisa, e que tudo fique bem contigo!
ResponderExcluirTodo sentimento que temos nos é enviado por nossa consciência, e a culpa sendo um sentimento não é diferente. Penso que somente sente culpa pessoas que não desejam causar qualquer mal ao próximo, ou a oque seja. E também sabemos que qualquer atitude nossa ou mesmo sentimento em excesso pode ser prejudicial a quem se excede, portanto, é de cada um, alguns gostam de se passar por sofredores por toda a existência, já outros sempre procuram reparar os erros e fazem o possível para não repeti-los!
E eu agradecido por tuas gentis visitas, mesmo sentindo as fortes dores na coluna, e também por compartilhar pensamentos que provocam raciocínio, além da tua amizade. E assim grato eu desejo que seja sempre deveras intenso e feliz o teu viver, um grande abraço e, até mais!
Bela escolha, amiga! O texto é ótimo, e nos dá o que pensar sobre essas culpas que nos atribuímos todos os dias. Boa semana, melhore rápido!
ResponderExcluirOI BRISA!
ResponderExcluirPASSANDO PARA TE DAR BOA NOITE E TE DESEJAR MUITO BOM, RESTO DE SEMANA.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
A culpa, bem como o edo podem ser os nossos piores inimigos.
ResponderExcluirQue linda reflexão partilhada.
Obrigado, Brisa!
Beijinhos
Desejo melhoras pra ti Brisa,
ResponderExcluirO texto é de grande ensinamento.
É horrível se sentir culpada por qualquer coisa.
Bjs e ótima semana!
Que partilha abençoada Brisa,,
ResponderExcluirilumina a alma com essas palavras
que traz conforto.
De facto temos que aprender a perdoar-nos
a nós mesmos, para insetarmos desse fardo
tão pesado de culpas que muitas
vezes somos nós mesmos que criamos.
Grata por compartilhar tuas boas novas
deixo-te meu carinhoso abraço e votos
que teu dia seja de muita paz.
Buenas tarde ¡¡ Brisa
ResponderExcluir¡¡Te deseo un feliz fin de semana!!
Me alegra saludarte..
Un abrazo
Um lindo final de semana pra você, recheado de coisas boas...
ResponderExcluirBeijos
Ani
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa Tarde, amiga
ResponderExcluirMaravilhoso texto, para refletirmos os nossos comportamentos.
Beijos com carinho
Ana que excelente mensagem.
ResponderExcluirAs suas rápidas melhoras.
Beijinhos
Maria